I Encontro Internacional de Gestão em Saúde
VIII Semana de Gerenciamento em Enfermagem – SEGERENF

Tecnologias Gerenciais para Inovação do Cuidado em Saúde

27 a 29 de novembro de 2019

Auditório do NAB/Campus Praia Vermelha/UFF
Niterói, RJ - Brasil

Compartilhe esta página:

Convidados

Alacoque Lorenzini Erdmann (UFSC/Brasil)
Pesquisadora 1A do CNPq. Livre Docente em Administração de Enfermagem pela UERJ. Mestre em Ciências da Enfermagem e Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Enfermagem e em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Administração Hospitalar; Ex-Coordenadora da Área da Enfermagem na CAPES, Ex Representante da Área de Enfermagem no CNPq. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro Titular da ABAH. Atualmente é Vice-Reitora da UFSC.
Alessandra Teixeira
Administradora, especialista em treinamento e desenvolvimento, com MBA em Educação Corporativa pela Universidade Veiga de Almeida. Mestranda em Consultoria e Gestão de Organizações pela Universidad del Museo Social Argentino. Certificada em Gestão de Mudanças pelo Human Change Management Institute (HCMBOK - Certified Professional e HCMP - Human Change Management Professional). Master and Career Coach pela ACT Coaching Internacional. Palestrante e professora da Escola Nacional de Seguros (ENS).
Ana Laura Biral Cortes “Protótipo de aplicativo para notificação de incidentes no SAMU”
Doutoranda e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF. Bacharel e Licenciada em Enfermagem. Professora no Centro Universitário Anhanguera de Niterói; enfermeira de educação continuada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Dra. Ana Karine Brum – Prof. Dra. da área de administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC/UFF

Ana Paula Amorim Moreira
Doutora em Enfermagem, Chefe do Setor de Gestão da Qualidade e VIgilância em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF. Consultora Técnica do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente.
Dr. André Luiz de Souza Braga
Doutor em Enfermagem, docente da área de administração em Enfermagem da EEAAC/UFF.
Antônio de Magalhães Marinho
>Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. MBA em Gestão da Qualidade (Normas ISO). Especialista em Organização e Administração Hospitalar pela CEPUERJ. Graduado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH); Auditor Certificado pelo BVQI /IRCA, Consultor Autônomo em questões relacionadas a Planejamento Estratégico, Reestruturação dos Processos de Trabalho de Unidades de Saúde, Administração e Gestão de Unidades de Saúde. Foi Chefe de Serviço, Gerente Administrativo, Assessor Técnico da Divisão de Enfermagem, Direção Geral e Divisão de Pesquisa e Diretor em três Divisões (Enfermagem, Recursos Humanos e Apoio Assistencial) no HUCFF/UFRJ. É Professor Assistente da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenou o trabalho sobre Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem que deu origem a Resolução COFEN n. 293/2004. Coordena o Projeto de Extensão na UERJ: Técnicas e Estratégias para Melhoria dos Processos de Trabalho em Unidades de Saúde.
Carlos Alberto da Cruz Sequeira
Doutor em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Coordenador e professor da Escola de Enfermagem do Porto/Portugal. Coordenador do Centro de Investigação em Sistemas de Informação em Saúde (CINTESIS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem em saúde mental.
Danielle Heloisa Prevedello (vídeo conferência)
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade Livre de Bruxellas. Fellow no Departamento de Terapia intensiva do Hospital Universitário Erasme, ULB - Bruxelas, Bélgica. Especialização pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil. Consultora médica da Epimed Solutions Bélgica.
Dra. Deise Ferreira de Souza
Doutora em Enfermagem, docente da área de administração em Enfermagem da EEAAC/UFF.
Elaine Antunes Cortez
Enfermeira. Pós-Doutora e Doutora em Enfermagem em saúde mental (universidade do Porto/ Portugal), Coordenadora do Mestrado profissional de ensino na saúde- MPES/UFF. Membro da Rede PICS de Niterói, do RJ. Coordenadora dos Projetos: “promovendo a saúde mental de estudantes universitários” e “hatha integral yoga na uff: estratégia para promoção da saúde mental” (UFF). Membro do Centro de Suporte Acadêmico (CSA/UFF) Prof. Associada da EEAAC-UFF.
Dra. Érica Brandão de Moraes
Doutora em Enfermagem, docente da área de administração em Enfermagem da EEAAC/UFF.
Fátima Helena do Espírito Santo
Enfermeira. Pós-Doutora e Doutora em Enfermagem. Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES. Membro da Rede PICS de Niterói, do RJ, do Sudeste e da Rede PICS Nacional. Coordenadora do Projeto Cuidar e Espaço Saúde: ambulatório de práticas alternativas para idosos (UFFESPA/UFF). Prof. Associada da EEAAC-UFF.
Flávio Luiz Seixas
Doutor em Ciência da Computação/UFF. Mestre em Engenharia de Telecomunicações/UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduação em Engenharia Industrial Elétrica, com ênfase Eletrônica e Telecomunicações, pela Universidade Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). Possui experiência em gestão de processos de negócio, indicadores de resultados (KPIs) e requisitos de sistemas. Utilizou os frameworks ETOM, BPMN, MASP, PMP e Lean 6-Sigma. Tenho certificação Green-Belt, ITIL e COBIT. Prof. Adjunto do Instituto de Computação da UFF, Niterói-RJ.
Ivonete Costa Silva “Modelo de Assistência de Enfermagem da Associação Congregação de Santa Catarina/Casa de Saúde São José”
Bacharel em Administração de Empresas e em Enfermagem e Obstetrícia. Master em Liderança e Gestão de Pessoas/FGV; Pós-Graduação em Enfermagem em Nefrologia e em Enfermagem em lesão de pele; Programa de Desenvolvimento Gerencial/IBMEC; Pós-Graduação em Administração Estratégica; Programa de Desenvolvimento de Líderes para Gestão de Negócios; atualmente está cursando formação em Coaching Integral Sistêmico. Gerente de Enfermagem da Casa de Saúde São José.
Kalliza Kary Rodrigues da Costa “Sistema Status Board: prevenção e gerenciamento do risco de queda”
Graduação em Enfermagem pela Universidade Potiguar. Especialização em Enfermagem Intensivista na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Karize Brum
CEO da KBrum! Studio. Consultora de marketing digital para empreendedores e influenciadora digital.
Enfermeiro Lucas Rodrigo Garcia de Mello
Enfermeiro. Mestrando do PACCS-UFF, Especialista Responsável pela criação do Sistema Epimed Segurança do Paciente
Marianna de Souza Soares “Smart hospitality, inovação tecnológica como case de sucesso no Hospital CopaStar”.
Especialista em Prevenção e Controle de Infecção em Assistência à Saúde. Bacharel em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Quinta D’Or e atualmente é Supervisora de Enfermagem da Unidade de Internação e Emergência do Hospital CopaStar.
Pedro Henrique Cordeiro Ferreira
Farmacêutico. Mestre em Ensino na Saúde pela UFF. Farmacêutico do Ministério da Saúde (BR), Especialista em Legislação e Vigilância Sanitária pela UFRJ. Docente da Residência Multiprofissional do INCA. Supervisor técnico laboratorial e da Garantia da Qualidade da Agência Transfusional HC-III / INCA. Assessor técnico da Comissão Especial de Avaliação de Pré-qualificação Técnica de Marcas e Produtos Médico-Hospitalares do INCA/MS e foi vice-presidente do Comitê Transfusional, por dois mandatos. Coordenador da Câmara Técnica de Hemoterapia do CRF-RJ.
Roberta Flecher B. Teodoro
Farmacêutica. Mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar pelo UNIRIO. Especialista em Gestão Empresarial. Gestão da Qualidade no Complexo Hospitalar de Niterói. Avaliadora de metodologias de Acreditação Hospitalar.
Rozidailli dos Santos Santana Penido
Bacharel e Licenciada em Enfermagem e Obstetrícia pela UFF. Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ. Supervisora de Saúde Coletiva do Programa Médico de Família (PMF) da FMS/Niterói, RJ e Coordenadora do Núcleo de Gestão da Informação do PMF Niterói. Enfermeira da Fundação Municipal de Saúde de Niterói com experiência na área de Saúde Coletiva.
Susana Rodrigues (vídeo conferência)
Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal. Especialista em Terapia Intensiva e Urgências, na Haute École Libre de Bruxelles -Ilya Prigogine, Bélgica. Responsável pela implementação do software de indicadores para gestão da terapia intensiva. Escritório da Epimed Solutions International Bélgica
Tereza Rachel Gomes Alencar
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Gestão da Clínica pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino. Certificada Black Belt em Lean Six Sigma pela EDTI. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente. Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão/EBSERH.
Tony de Oliveira Figueiredo “Indicadores de Gestão do Capital Humano de Enfermagem: construção de um software de gestão”
Graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela UNI-RIO. Mestre Profissional em Enfermagem Assistencial pela UFF. Residência em Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular – HUPE/UERJ. Perfusionista, Especialista em Circulação Extracorpórea pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea - SBCEC. Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. Diretor da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), membro do Núcleo de Segurança do Paciente e da Comissão de Padronização de Materiais e Equipamentos do HUCFF.
Viviane de Souza Fonseca
Bacharel em Serviço Social pela UFRJ. Experiência na área de Saúde Mental e em diversos dispositivos de Assistência e Complexidade. Coordenou a Porta de Entrada da Emergência Psiquiátrica em experiência pioneira na Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro, com a implantação da primeira emergência psiquiátrica em unidade geral. Atualmente é Assessoria Técnica da Coordenação Assistencial do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)